domingo, 10 de dezembro de 2017

O CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk (Foto: Reprodução/YouTube)

Em e-mail, Elon Musk dá uma verdadeira lição em liderança:

'Não há palavras que possam expressar o quanto eu me preocupo com a sua segurança e bem estar. Meu coração fica partido quando alguém se fere construindo carros e tentando dar seu melhor para fazer o sucesso da Tesla.

A partir de agora, eu pedi que qualquer acidente desse tipo fosse reportado diretamente a mim, sem exceção. Vou me encontrar com a equipe responsável pela segurança a cada semana e gostaria de encontrar cada pessoa ferida tão logo esteja bem, para que eu possa ouvi-los e entender o que exatamente precisamos fazer para melhorar o processo. Eu irei então até a linha de produção para realizar a mesma tarefa dessas pessoas.

É isto que todos os gerentes da Tesla deveriam fazer, aliás. Na Tesla, nós lideramos a partir da linha de frente, não de alguma torre de marfim confortável e segura. Gerentes precisam colocar sempre a segurança de sua equipe acima da sua própria.'"

O autor Daniel Coyle observa que Elon Musk não tenta proteger o grupo ou minimizar o problema. Ele se conecta com seus colaboradores através de três sinais:

1. Ele expressa um arrependimento pessoal intenso ("Meu coração fica partido")

2. Ele demonstra que se importa ("Eu pedi que qualquer acidente desse tipo fosse reportado diretamente a mim, sem exceção", "Gostaria de encontrar cada pessoa ferida tão logo esteja bem", "Eu irei então até a linha de produção para realizar a mesma tarefa dessas pessoas")

3. Ele define a identidade da cultura ("Na Tesla, nós lideramos a partir da linha de frente, não de alguma torre de marfim confortável e segura")

Ou seja, diz Coyle, em poucas palavras, Musk prova que liderança cultural não tem a ver com proteção e sim, conectar-se com as pessoas que trabalham para você.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...